Início » Exóticas » Tubérculos e Arbustos

Bérbere Japonês - Berberis thunbergii

Características

Árvore de pequeno a médio porte, entre 5 e 12 metros de altura. Folhas trifoliadas, folíolos com 8 cm, lisos. Flores brancas, em cachos, com uma base muito comprida. Fruto redondo, 4 cm, liso, ficando amarelado quando maduro.Tem uma polpa branca que envolve as sementes, de sabor adocicado. Sementes de 1 cm, marrom claro. É parecido com o Bacupari, e pode ser confundido com este. Soma-se a isso, suas flores são melíferas e os frutos, comestíveis (muito apreciados pela fauna em geral). Pensa que acabou? Todas as partes da tapiá (frutos, cascas e folhas) têm valor medicinal. Além disso, é recomendada para reflorestamentos destinados à recuperação de áreas degradadas.

Época de frutificação e florada

Frutifica em fevereiro a abril. A polpa pode ser consumida com a ajuda de uma colher, colocando porções na boca e chupando e jogando fora as sementes. Os frutos sem casca podem ser usados para enriquecer sopas de legumes. A Arvore tem magnífica floração e por sua grande produção de frutas, não deve faltar em projetos de reflorestamentos.

Cultivo

Planta subtropical, muito rústica e pode ser cultivada em todo o Brasil. Suporta temperaturas mínimas de até – 3º C no inverno, perdendo todas que são queimadas pela geada, ou temperaturas máximas de até 38º C. Pode ser cultivada desde o nível do mar até 1.300 m de altitude, preferindo os solos argilosos, ricos em matéria orgânica, na proximidade dos rios, com pH entre 5,5 a 7,2. Também suporta a seca por períodos longos e mantém a folhagem densa e verde por mais de 6 meses, mesmo sem chuva. Começa a frutificar com 4 a 6 anos após o plantio.

Aves mais atraídas pela planta

Sanhaçus, sabiás, colibris entre outros…

Ocorrência natural

Nativa do Brasil, Bolívia e Argentina.

Referências

https://www.colecionandofrutas.com.br/